Como Cancelar o Fies: Financiamento Estudantil – Passo a passo!

Quer saber como cancelar o Fies? Leia nosso artigo passo a passo. O financiamento estudantil (Fies) oferecido pelo Governo Federal pode ser cancelado através do procedimento simples.

O financiamento estudantil (Fies) é oferecido pelo Governo Federal, tendo como objetivo financiar cursos de nível superior para estudantes devidamente matriculados e que atendam aos requisitos do programa.


Uma vez contratado o Fies, o estudante possui obrigações perante ao seu pagamento e outros cláusulas do contrato. Se por alguma razão, não desejar manter o Fies, é possível efetuar seu cancelamento. Vamos te ensinar o passo a passo do procedimento.

Logotipo do Fies

Como cancelar o Fies: Passo a Passo

Para efetuar o cancelamento do seu financiamento estudantil, siga o passo a passo:

Passo 1: Acesse ao site do SisFies, no endereço eletrônico: sisfiesaluno.mec.gov.br.

A solicitação de cancelamento deve ser feita entre os dias 1 ao 15 de cada mês, após a data, o sistema faz o cancelamento somente no próximo mês.

Passo 2: Acesse seu cadastro informando os seguintes dados:

  • Número completo do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Senha de acesso;
  • Código de segurança mostrado na tela do acesso.

Após informar todos os dados, clique em “Entrar”.

Como cancelar o Fies

Passo 3: No centro da tela terá a opção “Encerramento”, clique na opção.

Como cancelar o Fies

Passo 4: Quando aparecer o semestre disponível, clique no semestre informado.

Passo 5: Após fazer esse procedimento, é necessário escolher uma forma de pagamento para fazer a quitação das parcelas do Fies.

Como cancelar o Fies

Quitar dívida Fies: Passo a Passo

Ao pedir o cancelamento do Fies, o próximo passo é escolher uma forma para quitar os débitos em aberto do financiamento, podendo ser:

Liquidar saldo devedor no encerramento: Ao fazer essa opção, você escolhe encerrar o Fies imediatamente. Para isso, é necessário efetuar o pagamento integral do valor devido a financiamento, inclusive com as taxas de juros cobradas. Verifique se possui o valor integral para pagamento, antes de escolher essa opção.

Antecipar carência: Ao fazer a opção, o estudante não necessita esperar o tempo de carência, podendo efetuar os pagamentos trimestrais no mês seguinte a assinatura do termo de encerramento do contrato do Fies. Assim, o estudante consegue começar a pagar sem necessidade de esperar o tempo de carência.

Permanecer na fase de utilização: Opção para quem vai continuar estudando no mesmo curso, mas sem utilizar mais o financiamento. Sendo mantidos os termos de amortização e carência.

Fazer a antecipação da amortização:  Opção para quem deseja parcelar o pagamento total do Fies, sendo possível fazê-lo em até 3 vezes o tempo de duração do curso, acrescido de mais um ano, ou seja curso com 3 anos de duração, fica com até 10 anos para quitar a dívida.

Como cancelar o Fies

Encerrar o contrato do Fies no Banco

Após realizar todo esse procedimento no site, é necessário ir até a agência bancária onde o contrato do Fies foi assinado para assinar o contrato de encerramento.

O fiador e estudante devem comparecer juntos a mesma agência em que o contrato de adesão foi assinado.

Após efetuar todos esses procedimentos, o contrato é encerrado.

Lembre-se que para efetivar o cancelamento do Fies é necessário ir até ao banco assinar o termo que encerra a continuidade do financiamento. A universidade não receberá mais o pagamento, por isso, se não for continuar o curso, vá até a instituição encerrar sua matrícula, para não gerar futuras cobranças das mensalidades.

Pronto, se tiver certeza, siga o passo a passo ensinado para efetivar o cancelamento do Fies.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.